Imagem capa - 8 dicas de um bom planejamento financeiro para o casamento! por Daiane Moraes de Oliveira
Casamentos

8 dicas de um bom planejamento financeiro para o casamento!

Organizar um casamento é uma fase onde as emoções estão a flor da pele e dinheiro sempre é um polo de discórdia e brigas, causando um estresse enorme no casal. Nós queremos ajudar a evitar que isso aconteça com vocês! 


Qual é o segredo para ser uma noiva mais tranquila e feliz? O planejamento financeiro para casamento! Sim, este é um assunto que pode ser bem chatinho e assustar, mas é a melhor maneira de controlar o orçamento de casamento, né?


Nós sabemos – por experiência própria – como a fase pré-casamento envolve gastos pesados e a importância de se ter tudo bem planejado, organizado em uma planilha de gastos bem detalhada e completa para ajudar. 

 

Antes de pegar a calculadora, confira as nossas dicas preciosas do planejamento financeiro para um casamento de sucesso:


1) Definam um orçamento total para ser a diretriz de qual caminho seguir. Começar a organizar o casamento sem essa base não é bom, e vocês podem acabar gastando mais do que imaginaram. (vamos falar mais um pouquinho sobre isso mais para frente);



Coloque na ponta do lápis tudo o que puderem de acordo com o que sonham



2) Nem tudo vai correr do jeito que planejaram. No meio do caminho, podem haver surpresas. Se preparem para lidar com elas com alguma reserva;



Se preparem emocionalmente e financeiramente para lidar com surpresas durante os preparativos do casamento



3) Zerem suas dívidas. Vocês não podem começar a pagar uma coisa se não terminaram de pagar outras; E isso é muito importante, pois dívidas costumam virar bola de neve!



Ligue e negocie suas dívidas, nada como uma boa conversa e formas de eliminá-las o mais breve o possível. Quanto mais cedo fechá-las mais perto vocês estarão do tão sonhado casamento!



4) Saibam o quanto ganham e para onde vai o dinheiro de vocês. De onde vai vir o orçamento para a festa? Com quanto cada um vai poder colaborar e com que frequência?



Cada um no seu quadrado, mas tem que colocar na planilha quanto cada um pode contribuir pro sonho, senão dá briga crianças! Muita atenção!



5) Façam um plano de investimento para este dinheiro que vai ficar separado para os pagamentos; Existe muitos aplicativos de investimento e poupança para fazer seu dinheiro guardado render!



Casal que pensa junto, decola junto também. Vejam o melhor tipo de investimento pra deixar o dinheiro do sonho se multiplicar e o prazo pra resgatar e conseguir pagar todos os fornecedores do casamento.



6) Usem planilhas de gastos para ajudar a controlar o orçamento de casamento; A planilha sempre será sua melhor amiga nessas horas de se ver gastos e economias a serem feitas. 



Controle é a palavra chave pra se conquistar os objetivos. Cada mês controlado é um sorriso desses no final de tudo.



7) Antes de bater o martelo em um gasto que não estava previsto, pense nos impactos a médio e longo prazo do seu desejo;



Tenha prioridades, vale a pena se endividar por talvez algo que não seja essencial para a festa?



8) Comemorem as pequenas conquistas! Nada mais importante do que comemorar sempre que um desafio é superado certo?



A maior felicidade será no casamento de vocês quando tudo tiver já sido pago por conta do planejamento, sem dívidas e ainda com dinheiro pra lua de mel e o álbum que vai contar toda a história desse momento incrível. Se você conseguir isso, parabéns, objetivo realizado com sucesso!



LEIA MAIS:

Quer ganhar um ensaio pré casamento?


Lugares para se fazer o ensaio pré casamento


O que vestir no ensaio Pré Casamento?